segunda-feira, 18 de junho de 2018

A Cultura da Bélgica.

Resultado de imagem para a cultura da belgica



A Bélgica goza de uma profunda tradição artística. Com nomes como Magritte, Delvaux ou Rops no campo das Belas Artes, Simenon no da Literatura, Toots Thielemans no mundo do Jazz, Hergé para a tira cômica, César Franck e Eugène Ysaÿe para a música clássica, e o cantor Jacques Brel são apenas alguns de seus representantes.

Os belgas cumprimentam-se com um aperto de mãos. As expressões mais comuns de cumprimento dependem da região. Os amigos íntimos cumprimentam-se com três sonoros beijos na bochecha. Só os amigos e familiares chamam-se pelo primeiro nome; nos outros casos, é usado o sobrenome precedido pelo tratamento de cortesia, senhor ou senhora. Quando alguém se despede de um pequeno grupo, costuma apertar a mão e despedir-se de todos individualmente.

É estranho que os belgas façam uma visita sem ter combinado antes ou, pelo menos, sem avisar por telefone. Os convidados sempre levam um presente a seus anfitriões, e dão muita importância à pontualidade.

Quanto aos alimentos, a Bélgica é famosa pelos frutos do mar (como os mexilhões), pelo chocolate, por suas quase 300 variedades de cerveja, pelos waffles e pelas frites (batatas fritas), que os belgas reclamam como invenção sua e que são servidas em muitos casos com maionese. O café da manhã compõe-se de uma bebida quente com pães doces ou pão com presunto ou outros embutidos. Na hora do almoço, come-se uma refeição mais abundante. O jantar costuma ser entre as 7 e as 8 da noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário